Motofrete: localização da via na planta da cidade
Extrato do Manual do profissional de motofrete publicado pela CET-SP (junho 2012), página 103
Uso do mapa da cidade
O motofretista precisa conhecer as dimensões geográficas da sua cidade, os pontos de dificuldade de tráfego, as rotas alternativas, para otimizar tempo e distância, sempre levando em conta as especificidades de cada carga e como transportá-la.
Uma ferramenta importante para o motofretista é o Guia de Ruas da cidade para melhor planejar seus roteiros de trabalho. Além das vias, ele traz outras informações como: endereços úteis, informações turísticas, serviços do Metrô, entre outros.
Como consultar o guia (Índice de vias públicas)
Para a rápida localização de determinada via pública, é necessário que se tenha o nome correto da via. Em seguida, deve-se procurar no índice, segundo a ordem alfabética desconsiderando o tipo da via. Ex.: Campinas, Al.
Quando o nome da via pública possuir um título antes de um nome próprio, este também deverá ser desconsiderado. Ex; Francisco Morato, Prof., Av.
Devemos considerar o título antes de um nome próprio quando este for de santidade. Ex: Santo Antonio, R.
Junto ao nome da via, no índice de vias públicas, encontra-se também sua localização na planta da cidade de São Paulo, apresentada da seguinte forma: 00000-000 FRANCISCO MORATO, Prof., Av. - Butantã 175 J 6
Para localizarmos o início e o fim de uma via devemos seguir sua sequencia através das diversas páginas do mapa.
No exemplo abaixo, a Avenida Francisco Morato tem uma de suas extremidades na praça Jorge de Lima (A). Localizemos, agora, a outra extremidade.
Verificamos que a sequencia da via se dirige para a lateral esquerda da página, interrompendo no número 15 (B).
Quando a via é interrompida na lateral esquerda da folha consultada, sua continuação estará na página anterior.
Quando a via interrompida na lateral direita da folha consultada, sua continuação estará na página posterior.
A via interrompida na lateral esquerda da página 175 terá sua continuação na lateral direita da página 174 (C), ela seguirá até a extremidade esquerda (D) continuando na página anterior (173)
Quando a via é interrompida na parte inferior da folha consultada (F), sua continuação será encontrada na página indicada no rodapé, página 201, letra O.
Caso a via fosse interrompida na parte superior da folha consultada, sua continuação estaria indicada no alto da página.
Estando na página 201, a continuação da via será encontrada na parte superior da página (G), pois a parte inferior de uma página sempre será complementada pela parte superior da página indicada e vice-versa.
Encontrando a outra extremidade (J) “Largo do Taboão”, podemos definir onde começa e onde termina a via.
Para isso existem duas maneiras:
a) Identificar a numeração da via (número azul)
b) Identificar os arcos que determinam a distância do centro para o bairro
Identificação de pontos críticos de fluidez e de segurança
Estar sempre bem informado quanto a condições de fluidez do tráfego, seja por intervenções físicas no sistema viário, problemas criados por condições adversas de clima ou via, ou ainda acidentes, é essencial para a elaboração de trajetos mais rápidos e seguros.
O motociclista profissional deve, portanto, estar sempre atualizado, através de notícias da mídia em geral (jornais, rádio, televisão, internet) para que possa planejar seus trajetos tendo em vista a melhor utilização do tempo, com o máximo de segurança possível.
Para continuar a leitura, clique aqui
Para voltar ao início do manual, clique aqui
para baixar o manual em formato pdf, clique aqui