O programa "Juntos na Escola" do Espirito Santo
Programa de educação ao trânsito deverá atingir 273 mil alunos do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental da rede pública em 2014.
Marina Lemle
Um programa de educação no trânsito para crianças e adolescentes do Espírito Santo, que institui o ensino transversalizado do tema em todas as disciplinas, está levando o estado a uma posição de liderança nacional no setor. Iniciado em 2012, o programa Juntos na Escola alcançou 160 mil crianças do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de dez cidades (Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana, São Mateus, Linhares, Guarapari, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim). A meta para este ano 2013 é atingir 211 mil estudantes até o sétimo ano e, para 2014, abranger também os adolescentes até o 9o ano de todas as escolas públicas do estado, incluindo os que estudam em escolas técnicas, somando 273 mil alunos.
O programa Juntos na Escola integra o Programa Estadual de Segurança no Trânsito Juntos pela Vida, que atua em três vertentes - educação, infraestrutura e fiscalização – e tem investimentos previstos de R$ 100 milhões até 2014.
Além de transmitir conhecimentos e fomentar atitudes positivas dos alunos no trânsito, o programa Juntos na Escola busca cumprir o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a promoção do ensino de trânsito na nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos de trânsito da União, estados e municípios.
Norteado pelo conceito de que é mais fácil educar do que reeducar, o programa foi desenvolvido com base nos diagnósticos da pesquisa “Igualdade no Trânsito” encomendada pelo governo do Espírito Santo ao antropólogo Roberto DaMatta e realizada entre maio de 2007 e janeiro de 2008. O estudo, que identificou a dificuldade de mudar hábitos em adultos, inspirou DaMatta a escrever o livro Fé em Deus e Pé na Tábua – ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil, lançado em 2010.
De acordo com a gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran-ES, Maria Helenice Nicchio Mendes, as crianças são multiplicadoras da mensagem e cobram atitudes corretas dos pais, avós, tios e demais cuidadores. “Elas já crescem com a necessidade de usar acento de elevação, cinto de segurança, de atravessar na faixa”, explica. Para ela, o governo acertou em investir na base da educação. “É o melhor caminho para sair desta triste realidade. Estamos avançando e vamos avançar mais, aproveitando o potencial adquirido pelas crianças em sala de aula”, completa.
A transversalidade do ensino de trânsito é, para Maria Helenice, uma das chaves do sucesso, porque desenvolve a criatividade dos alunos. “Em matemática, por exemplo, os problemas envolvem dados e situações do trânsito; em artes, as crianças são estimuladas a criar músicas, objetos ou peças teatrais. O conteúdo do material didático atende a cada faixa etária à qual se destina”, conta.
A Série Educação de Trânsito, da Lumine Editora, foi elaborada pela ex-coordenadora-geral da Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Juciara Rodrigues.
Os livros dos alunos do 1°, 2° e 3° anos tem como eixo temático a identidade dos lugares, explorando as características do entorno da escola, dos bairros e da cidade. As transformações da paisagem natural no decorrer dos tempos podem ser trabalhadas, assim como as influências do trânsito na questão ambiental (poluição sonora, atmosférica e visual) e a busca por soluções que visem a melhor qualidade de vida aos habitantes.
O eixo temático para os alunos do 4° e 5° anos é "locomoção". Eles são estimulados a refletir, analisar e debater o respeito às regras de utilização de meios de locomoção individuais e coletivos, o comportamento de pedestres, motoristas, ciclistas e passageiros e a necessidade do uso de equipamentos e acessórios de segurança.
Questões voltadas à sinalização de trânsito e à sua importância para a locomoção segura no espaço público são discutidas nas turmas de 6o e 7o anos. Os livros também abordam as competências dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e capítulos do Código de Trânsito Brasileiro, analisados sob o ponto de vista legal e sua aplicação em determinadas situações.
Nos 8o e 9o anos, o convívio social é o eixo temático, discutindo-se as relações interpessoais estabelecidas entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e os demais atores do trânsito das cidades. A partir da leitura e da análise de textos de jornais, revistas e outras mídias, os alunos refletem sobre a necessidade de comportamentos éticos e cidadãos no trânsito. Eles também debatem sobre uso de álcool e outras drogas e sua implicação no trânsito.
O Guia do Professor é dividido em duas partes. Na primeira, o professor é convidado a refletir sobre uma concepção de trânsito fundamentada em três eixos: locomoção, comunicação e convívio social. Ele percebe que seu trabalho transcenderá ao mero ensinamento de placas de sinalização, regras e normas, e tará como real objetivo desenvolver atitudes éticas e de cidadania. Ele também compreende as possibilidades de transversalização do tema às áreas curriculares da base nacional comum e recursos pedagógicos que podem ser utilizados para enriquecer as atividades voltadas ao trânsito.
A segunda parte do Guia do Professor traz as orientações didáticas para otimizar a utilização dos livros dirigidos aos alunos.
Os livros são enviados pela Lumine ao Detran, que os repassa às secretarias municipais de Educação, para que cheguem aos alunos e professores. Todos os professores recebem das secretarias de educação os manuais do professor, e cada aluno recebe um exemplar do livro correspondente ao respectivo ano escolar.
Juciara também dedicou-se à capacitação de 6 mil professores das redes municipais e estadual. Estes professores tornaram-se multiplicadores, disseminando a metodologia de ensino aos demais professores da rede pública. Os educadores também podem acessar conteúdos pela internet para complementar a capacitação, mediante cadastro. No site da editora há textos, vídeos e exercícios para cada ano do ensino fundamental.
Mais informações: