POR VIAS SEGURAS - Associação brasileira de prevenção dos acidentes de trânsito.
PARA ACESSAR O SITE ORIGINAL, CLIQUE AQUI
Imprimir

Índices de mortos no trânsito por Estado na Região Sudeste, de 2002 a 2014

Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo

Indices Região Sudeste Set16

As cinco curvas do gráfico se referem aos quatro Estados e ao conjunto da Região. Cada curva passa por treze pontos, representando os treze anos do período de 2002 a 2014. Cada ponto tem por coordenadas:

  • em x, a taxa de motorização no estado ou na região (número de veículos por 100 habitantes) no ano de referência;
  • em y, o índice de mortos em função da população ( número de mortos por 100.000 habitantes) no mesmo ano. Os números de mortos foram extraidos da base de dados DATASUS do Ministério da Saúde.

A frota de veículos crescendo mais que a população, a taxa da motorização aumenta a cada ano; as curvas se expandem cada ano para direita. O estado de São Paulo é o mais motorizado, o estado do Rio de Janeiro é o menos motorizado.

Os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo têm índices de mortos muito próximos. O estado do Espírito Santo tem índices de mortos aproximadamente 50% acima dos índices dos demais.

O resultado para a região Sudeste no seu conjunto é um índice de mortos muito estável durante este período.

Os valores em 2014 dos principais parámetros em cada estado constam do quadro abaixo:

Valores 2014 região Sudeste

Espírito Santo e Minas Gerais tiveram uma percentagem dos mortos maior que a sua percentagem da população: respetivamente 7% em vez de 5% e 29% em vez de 24%.

A compensação veio principalmente de São Paulo que teve uma percentagem dos mortos menor que a sua percentagem da população: 46% em vez de 52%.

palavras-chave: Sudeste, índice, morto, região, acidente, trânsito

Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2012 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.