POR VIAS SEGURAS - Associação brasileira de prevenção dos acidentes de trânsito.
PARA ACESSAR O SITE ORIGINAL, CLIQUE AQUI
Imprimir

Exemplos de prevenção em outros países

As causas de acidentes são as mesmas em todos os países. Cada tema referente aos acidentes e à prevenção está sendo estudado simultaneamente em vários lugares do mundo. Cada medida já foi experimentada em algum lugar. Conseqüentemente, é indispensável se informar sobre os resultados das experiências já feitas no exterior para se selecionar medidas eficientes.

Resultado global da prevenção, a nível nacional.
Para efeito de determinar um objetivo nacional de prevenção é interessante comparar os resultados de outros paises, por exemplo em termos de vítimas fatais por ano e por milhão de veículos em circulação.

Política de infra-estrutura.
Em muitos paises, o progresso da prevenção é devido em grande parte ao desenvolvimento de uma rede de vias rápidas e/ou de auto-estradas muito mais seguras do que as rodovias tradicionais. Não foram criadas somente por razões de segurança, mas contribuíram de modo significativo na redução dos acidentes.
Em muitos casos, essas novas vias foram implementadas por etapas, começando por anéis de contorno das zonas urbanas, posteriormente incorporados em novas rodovias interurbanas.

Outras medidas referentes a infra-estrutura:
Interseções do tipo “rotatório”.
Adequação das velocidades autorizadas.
Defensas metálicas com chapa de proteção para motocicletas

Medidas regulamentares
Redução da taxa máxima de álcool
Obrigação de uso do cinto, do capacete, dos assentos para crianças,
Obrigação de vistoria periódica dos veículos.
Regulamentação do tempo de trabalho dos condutores de ônibus e de caminhões.

Veja a seguir um levantamento de estudos internacionais apresentado no Balanço Anual 2006 dos Transportes da Secretaria do Estado de São Paulo.

Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes

O Balanço Anual dos Transportes do Estado de São Paulo inclui sempre, além da relação das atividades do ano em referência e dos seus resultados, reflexões e dados sobre temas de segurança do tráfego. Reproduzimos em anexo o capítulo 6.3 do Balanço 2006: “Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes”, relatando experiências feitas em outros países:

· Gestão de pontos críticos na Suécia.

· Reduções de velocidade na Alemanha e na Noruega.

· Uso de radares na Inglaterra.

· Campanha de sensibilização, na Bélgica, contra a ingestão de bebidas alcoólicas nas festas para quem deve dirigir na volta para casa.

· Efeito do capacete para motociclistas na Europa.

· Classificação dos automóveis, na Europa, em função do grau de segurança conferido aos ocupantes e aos pedestres.

· Uso do cinto, na Suécia e na Europa.

· Qualidade do atendimento aos acidentados na Inglaterra.

palavras-chave:

Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2012 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.