"Motociclista, seja responsável"
Redação de uma aluna do 9° ano do ensino fundamental, no âmbito do concurso lançado pelo CEPAM – Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, em 2012
A moto é um dos meios de transportes mais utilizados nos dias de hoje, e é também o que exige mais cuidado e atenção, pois a maioria dos acidentes de trânsito ocorrem com seu uso de maneira incorreta.
No nosso país o número de acidentes de moto que resultam em milhares de mortes só cresce. Segundo o Portal da Saúde, o Brasil sofre uma epidemia em acidentes, pois só em 2010, foram 602(*) mortes. A maioria dos acidentes acabam em morte, mas em alguns casos deixam sequelas incuráveis .
A maior causa desses acidentes é a imprudência e a irresponsabilidade dos motociclistas. Esses dois fatores influenciam na morte de milhares de pessoas todo o dia, tirando um pai de um filho, um irmão de um irmão, e o futuro de muitas vidas.
A moto não oferece muita segurança para seu piloto, por isso ela exige mais cuidado ao dirigir. Mas a maioria dos motociclistas não tem esse cuidado, e fazem da imprudência a sua fiel companheira no transito.
Alguns motociclistas em sua minoria tentam de todas as formas se manter em segurança no trânsito, usando as leis de maneira correta, usando os equipamentos de segurança, e dirigindo com responsabilidade e prudência. E assim eles ajudam na prevenção de acidentes, e na diminuição de mortes. Faça parte de aliança e evite que a moto seja a sepultura de milhares de brasileiros, e que o futuro deles seja apagado por um erro seu. No trânsito errar não é humano, é irresponsabilidade, pois apenas um erro seu pode ser fatal. Um homem forte e corajoso não é aquele que se submete a riscos, mas sim aquele que se preocupa com a segurança dele e da pessoa que está ao seu lado.
Valorize a vida da pessoa que está ao seu lado, seja consciente e responsável. E faça da prudência a sua fiel companheira, não seja masoquista, e use a moto de maneira correta, pois moto não é brinquedo.
Gemima Caline
Serra Talhada (PE)
(*): Nota da editora: 602 motociclistas mortos no trânsito no Estado do Pernambuco em 2010.