• Pesquisar:

http://imrdsoacha.gov.co/silvitra-120mg-qrms




Estrada para a Cidadania

Estrada para a Cidadania

Educando os motoristas do futuro
Programa escolar realizado pelas concessionárias AutoBAn e NovaDutra em cidades vizinhas das rodovias operadas por elas.

(Informação recolhida no portal das duas concessionárias)

AutoBAn

Iniciado em 2002, o Programa Estrada para a Cidadania tem o objetivo de vencer o grande desafio de preservar vidas, reduzindo cada vez mais os índices de acidentes no trânsito.
Metas
· Formar pedestres e futuros motoristas mais conscientes de suas responsabilidades.

· Diminuir o número de acidentes no trânsito.

· Incutir valores como respeito, responsabilidade e solidariedade no dia-a-dia do aluno.

· Conquistar mudanças de hábitos e de comportamentos relacionados ao respeito às regras e leis de trânsito.

· Estimular os alunos para que transmitam as regras e valores aprendidos à família e a toda comunidade.

· Conscientizar o aluno, por meio da elevação da auto-estima, sobre a importância da preservação da vida.
Público-alvo
Alunos e professores de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental das escolas municipais de 17 cidades da área de abrangência do Sistema Anhangüera-Bandeirantes. A família e a comunidade também estão envolvidas no desenvolvimento desse trabalho.
Material pedagógico
O material é composto pelo livro do aluno e livro do professor, que são distribuídos gratuitamente a todos que participam do Programa. Dinâmico, com histórias que retratam o cotidiano, jogos e ilustrações atrativas, o livro do aluno leva as crianças a aprenderem brincando.
O livro do professor traz informações e sugestões de atividades para serem trabalhadas em cada capítulo. Possibilita ao professor realizar um trabalho interdisciplinar, ou seja, estabelecer a relação de conceitos e valores do trânsito com as demais disciplinas do currículo escolar.
Além das atividades voltadas para os alunos há também uma atividade por capítulo dirigida à família. O objetivo é proporcionar maior integração entre as pessoas da casa como também o de conscientizá-las sobre os cuidados que devem ter no trânsito.

Dinâmica de atuação
O material do Programa Estrada para a Cidadania é aplicado pelos professores em aulas semanais durante todo o ano letivo.
Mensalmente os professores participam de encontros de capacitação promovidos pela AutoBAn, que proporcionam motivação e sensibilização sobre o tema. A troca de experiências é constantemente estimulada.
Municípios envolvidos
Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Hortolândia, Itupeva, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Osasco, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo – Municípios situados na área de abrangência do Sistema Anhangüera-Bandeirantes, trecho sob administração da AutoBAn.

Resultados alcançados

Alunos atendidos (*):240mil

Professores atendidos: 2.500/ano
Escolas atendidas: 300/ano
Pessoas abrangidas: 700 mil

* Período: 2002 a 2005

Apoios e Parcerias
O Programa Estrada para a Cidadania foi implantado com o apoio das Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação e Trânsito das cidades beneficiadas.
Na realização do Programa, a AutoBAn conta com a parceria da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo e apoio das empresas Magazine Luiza e Morro Verde Promoções Turísticas.
Prêmios
O Programa Estrada para a Cidadania recebeu o prêmio Top Social ADVB 2003, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e, no mesmo ano, foi um dos finalistas do Prêmio Tecnologia Social, concedido pela Fundação Banco do Brasil.

NovaDutra

O Programa Estrada para a Cidadania da NovaDutra já está em pleno funcionamento em 33 cidades servidas pela Via Dutra. Lançado em maio de 2005, o Programa visa levar informações sobre segurança de trânsito e cidadania a alunos da 3ª série das redes públicas municipais de ensino fundamental. No total, são abrangidos pelo Estrada mais de 1.300 educadores, além de 40 mil crianças na faixa etária compreendida entre 8 e 11 anos.
Mecânica
O Estrada para a Cidadania oferece conteúdo didático desenvolvido especialmente para o Programa e que leva em consideração a transversalidade entre matérias. Isso significa que um mesmo assunto pode começar a ser tratado na aula de História e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conteúdos tradicionais informações sobre trânsito e cidadania.
Para facilitar a sua assimilação pelas escolas, o Programa inclui treinamento dos profissionais de educação, com sugestões de exercícios, trabalhos e atividades de sala. Além disso, oferece material de apoio aos educadores e cartilhas aos alunos envolvidos. Todo o material é fornecido gratuitamente pela Concessionária.
A preparação de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibilização e oficinas de capacitação, que correm nas cidades abrangidas pelo projeto. À medida que o conteúdo for ministrado, novas possibilidades de aplicação do material didático serão apresentadas aos educadores.
Nas escolas, as aulas do Estrada para a Cidadania acontecem semanalmente e algumas das atividades estão formatadas de maneira a envolver também os familiares das crianças, com exercícios que precisam ser realizados em casa. Com essa dinâmica, a NovaDutra estima que aproximadamente 200 mil pessoas serão atingidas pelas mensagens educativas.
As cidades que participam do Programa Estrada para a Cidadania no trecho paulista são: Aparecida, Arujá, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Jacareí, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Queluz, Roseira, Santa Isabel, São José dos Campos, Silveiras e Taubaté.
No trecho fluminense, serão abrangidas as seguintes cidades: Barra Mansa, Belford Roxo, Mesquita, Itatiaia, Nova Iguaçu, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Queimados, Resende, São João do Meriti, Seropédica e Volta Redonda.

palavras-chave: