Dados do Ministério da Saúde, da Seguradora Lider responsável pela administração do seguro DPVAT, do estudo "Mapa da Violência", da Fenabrave, Seminário em Fortaleza em Julho 2006.
(Julho 2013) Fórum "Segurança no Trânsito sobre Duas Rodas" realizado no Rio de Janeiro estimula debate com representantes do Ministério da Saúde, de ONGs e de motociclistas
(Junho 2012)
Gastos com atendimentos a motociclistas mais que dobram em quatro anos
Motociclistas acidentados ocupam 40% dos leitos de UTI
Este artigo, publicado em 2011 pela Seguradora Lider dos Consórcios do Seguro DPVAT, analiza os acidentes envolvendo motocicletas e as suas consequências.
Conclusão do artigo: em meio a estas estatísticas alarmantes, onde vemos que as motocicletas figuram como o principal veículo causador de mortes precozes e limitações físicas permanentes na população jovem, tornam-se imprescendíveis ações de prevenção, educação e conscientização no trânsito focadas especificamente nesta categoria.
Em 2011, os motociclistas representaram 32% das vítimas indenizadas por morte. 72% das indenizações por invalidez permanente foram pagas a vítimas de acidentes com motos, enquanto as motos representam somente 27% da frota nacional de veículos.
(Junho 2011) Segundo as estatísticas do Ministério da Saúde, a mortalidade de motociclistas aumentou de mais de 500% entre 1998 e 2008, enquanto a frota de motocicletas cresceu 370%.
(Setembro 2007) A frota de motocicletas e motonetas está crescendo em ritmo acelerado.
Evolução no período 2002 – 2006
(Agosto 2006) Crescimento rápido do número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.
Seminário em Fortaleza, informativo publicado pelo DETRAN do Distrito Federal, dados estatísticos de vários Estados.