• Pesquisar:

http://imrdsoacha.gov.co/silvitra-120mg-qrms




Informe DPVAT N° 4, Agosto 2008

Jovens são as maiores vítimas dos acidentes de trânsito

DOAÇÃO DE BAFÔMETROS PARA AMPLIAR A FISCALIZAÇÃO

A Seguradora Líder - DPVAT, em nome de todas as empresas que integram o consórcio do Seguro DPVAT, doou 108 bafômetros aos Detrans de todo o País, nesta terça-feira, 19, como contribuição para fazer cumprir a Lei nº 11.705, que proíbe a mistura álcool e direção.

A cerimônia de entrega ocorreu no Hotel Sonesta, em Brasília, com a presença do Ministro das Cidades, Marcio Fortes, do diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, do diretor-presidente da Seguradora Líder – DPVAT, Ricardo Xavier, do presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), João Elisio Ferraz de Campos e, do representante do Conselho de Administração da Seguradora Líder - DPVAT, Júlio Cézar Alves de Oliveira, entre outros.

Os bafômetros foram entregues à diretora geral da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito, Mônica Antony de Queiroz Melo, durante reunião do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito.

Segundo Ricardo Xavier, para reduzir o número de acidentes de trânsito é preciso mobilizar Governo e sociedade civil. Isso porque ações isoladas não são o suficiente para pôr fim ao problema. “É indispensável que tenhamos uma fiscalização contínua e ostensiva para que os índices de acidentes continuem a cair.

Caso contrário, poderá acontecer o mesmo que ocorreu com a implantação do Código de Trânsito Braslieiro, em 1998, quando, inicialmente, o número de registros de acidentes foi reduzido, porém, logo depois, voltando ao mesmo patamar”.

Na ocasião, a Seguradora Líder - DPVAT prestou uma homenagem ao Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito e ao deputado Hugo Leal, relator da Lei

11.705/08 – a Lei Seca. Ambos receberam placa em reconhecimento pelos serviços prestados em prol da redução de acidentes de trânsito no País.

figura 1

Acidentes de trânsito: jovens são as maiores vítimas

Um dado preocupante, apurado nas estatísticas do Seguro DPVAT, é a faixa etária na qual se concentra o maior número de acidentes: 21 a 30 anos. Ou seja, os jovens representam mais de 32% das indenizações pagas no semestre.

Ainda nesta faixa etária, os motoristas são as principais vítimas. De um total de 73.653 casos envolvendo motoristas, 29.388 tinham de 21 a 30 anos, cerca de 40% do total.

Curiosamente, no caso de indenizações a passageiros, constata-se que 27,8% das vítimas também têm idade entre 21 e 30 anos.

Os pedestres com idade entre 41 e 60 anos mantêm a liderança das vítimas de acidentes de trânsito, sendo responsáveis por 27,3% das indenizações pagas até junho.

A maioria dos acidentes de trânsito que resultam em pagamento de indenização envolve a população economicamente ativa. Pelos dados do Seguro DPVAT, 73,36% englobam vítimas de 16 a 45 anos.

figura 2

Histórias reais por trás dos números

O blog do site Amigo do Trânsito (http://transitoamigo.blog.terra.com.br) iniciou uma série de artigos com depoimentos autênticos de familiares, amigos e vítimas da violência do trânsito brasileiro. No blog os leitores encontram histórias de pessoas que falam de sua dor, das frustrações, dos sonhos interrompidos e, principalmente, de quem pagou o preço mais alto dessa irresponsabilidade motorizada. Segundo Fernando Pedrosa, moderador do blog, “é preciso cobrar, exigir e denunciar com civilidade e responsabilidade, mas com toda a firmeza possível”. O objetivo é dar uma contribuição para despertar o interesse e a ação de quem pode efetivamente promover a mudança de comportamento tão necessária.

Comunicado DPVAT

Será publicado na próxima sexta-feira, 22, nos jornais de grande circulação do País, o Comunicado DPVAT. Este comunicado é uma prestação de contas à sociedade, apresentando números do seguro obrigatório referentes ao 1º semestre deste ano.

SEGURADORA LÍDER DOS CONSÓRCIOS DO SEGURO DPVAT

Para baixar o documento original em formato pdf, clique aqui

palavras-chave: