Informe DPVAT N° 3, Junho 2008
Notícias do 2° trimestre 2008
De Janeiro a Maio 2008, o número de indenizações por invalidez permanente aumentou de 44% em relação ao mesmo perído do ano anterior.
DPVAT: Indenizações pagas até maio
Os dados mais recentes do Seguro DPVAT mostram que, de janeiro a maio de 2008, a quantidade de indenizações pagas aos beneficiários aumentou mais de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de sinistros também cresceu nos cinco primeiros meses do ano, passando de 95.158 em 2007, para 111.213 em 2008, o que representou um salto de mais de 17%. Observa–se que as indenizações por Invalidez Permanente lideram esse crescimento com 43,92%, seguida pelo reembolso de despesas médico-hospitalares (DAMS), com 46,18%.
DPVAT em pauta
A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que congrega mais de 200 deputados federais, realizou, no último dia, 25 de junho, em Brasília, audiência pública sobre o Trânsito e a importância social do Seguro DPVAT. Além dos parlamentares, participaram do evento o superintendente da Susep, Armando Vergílio, o presidente da Seguradora Líder, Ricardo Xavier, representantes do Denatran, Fenaseg, Fenacor, do Fundo Nacional de Saúde e da Fenamoto (Federação Nacional dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil).
Depois de ouvir exposição do coordenador de Planejamento do Denatran, Aridney Barcellos, que afirmou que só foram usados R$ 170 mil de R$ 202 milhões repassados pelo seguro DPVAT para o Denatran, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) disse que vai procurar o ministro das Comunicações, Franklin Martins, para solicitar a realização de uma campanha sobre educação no trânsito.
"É preciso aumentar o investimento público em ações educativas e ampliar a divulgação sobre um direito que é de todos", afirmou o deputado, acrescentando que o Governo corta recursos para prevenção de acidentes e depois tem de gastar mais com a saúde.
Ricardo Xavier, diretor presidente da Seguradora Líder, que gerencia o DPVAT, destacou o aumento das indenizações envolvendo motos, que já representam a metade dos pagamentos e, mostrou-se preocupado com a ação de quadrilhas que se aproveitam do desconhecimento das vitimas sobre as regras do seguro e acabam sendo lesadas. “A maior proporção de casos ocorre no Ceará, com 209 pedidos de indenização por 100 mil habitantes, contra 58 pedidos da média nacional", afirmou.
O superintendente da Susep, Armando Vergílio, ressaltou que o DPVAT é o único seguro a que todos os brasileiros, sem exceção, têm direito. "Se alguém foi vitima de acidente de trânsito, não importa que o seguro não tenha sido pago, porque haverá cobertura", ressaltou.
Feriado de Corpus Christi
No último feriado prolongado do ano, que se estendeu de 22 a 25 de maio (quinta-feira a domingo), somente nas rodovias federais, 86 pessoas morreram e 867 ficaram feridas em 1345 acidentes de trânsito. Os piores números do Pais foram os de Minas Gerais com 22 mortos, Rio de Janeiro com 10, São Paulo com 8 e Santa Catarina com 6.
Faixa Etária
Outro aspecto trágico dos acidentes de trânsito é que a maior incidência de vitimas tem idade entre 21 e 40 anos, ou seja, numa faixa etária que abrange a maior parcela da população economicamente ativa. Os dados do seguro DPVAT, entre os anos 2005 e 2007, mostram que, das indenizações pagas por morte ou invalidez, mais da metade das vitimas se situava nessa faixa de idade.
Álcool e Drogas no Trânsito
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Secretaria Nacional Antidroga (Senad) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciaram um estudo sobre o impacto do uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas no trânsito brasileiro. O objetivo é conhecer esse impacto com a finalidade de elaborar políticas públicas de acordo com as necessidades dos condutores brasileiros.
Trânsito Amigo
No dia 23/06, foi lançado o site do movimento Trânsito Amigo — Prosseguir é Preciso, dedicado a vitimas de acidentes de trânsito. A finalidade é discutir soluções e exigir providências para o fim dessa tragédia sobre rodas. E também dar voz às vitimas, sendo solidários no sofrimento e no registro de suas opiniões, além de transformar a dor da perda em ação. O endereço do site é www.transitoamigo.com.br.
Imprensa e Trânsito
A "lei de tolerância zero para álcool" certamente vai contribuir para diminuir o número de vitimas de acidentes de trânsito.
Tão importante quanto medidas legais dessa natureza tem sido o papel da imprensa. Jornais, rádios, redes de televisão, revistas e outros veículos de comunicação dedicam grandes espaços ao tema o que, seguramente, ajudará a mudar o comportamento dos brasileiros no trânsito.
O seminário "Brasília: 1.000.000 de veículos — desafios e soluções", ocorrido nos dias 10 e 11/06, destacou a importância da comunicação na formação da opinião pública no painel "Imprensa e Trânsito", e relembrou algumas ações estimuladas por órgãos de imprensa para conscientizar motoristas e pedestres. É o caso, por exemplo, da campanha "Paz no Trânsito" criada pelo jornal Correio Braziliense em 1996.
Tolerância zero para álcool + direção
Entrou em vigor, no ultimo dia 19 de junho, a Lei n° 1.1705, que determina multa e suspensão da carteira de motoristas que dirigirem sob a influência de álcool. Estabelece, também, que será considerado crime doloso a lesão corporal causada par motoristas embriagados ou que trafegarem em velocidade cinqüenta quilômetros ou mais, além do limite permitido. A chamada "lei de tolerância zero para a mistura de álcool e direção" é uma medida importante para reduzir o número de vitimas de acidentes de trânsito no Brasil, que já adquiriu proporções absurdas.
SEGURADORA LÍDER DOS CONSÓRCIOS DO SEGURO DPVAT
Para baixar o documento original em formato pdf, clique aqui