• Pesquisar:

http://imrdsoacha.gov.co/silvitra-120mg-qrms




Informe DPVAT N° 5, Outubro 2008

Aumenta o número de indenizações em 2008

figura 1

Dados do Seguro DPVAT mostram que houve um aumento de 13,61% no volume de indenizações pagas de acidentes de trânsito no País, no período de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2007. Nos últimos noves meses, foram feitos 212.886 pagamentos, contra 187.377 efetuados no mesmo período do ano passado. Ressalta-se que essas indenizações contemplam benefícios requeridos desde julho de 2005, uma vez que o prazo de requerimento do Seguro DPVAT é de até três anos. Como mostra a tabela ao lado, a principal vítima no Seguro DPVAT é o motorista, respondendo por 55% das indenizações pagas de janeiro a setembro de 2008, seguido do passageiro, com 24%, e do pedestre, com 21% dos casos. A faixa etária de 21 a 30 anos é a que concentra o maior número de acidentes, representando mais de 32% dos pagamentos, sendo o motorista a principal vítima da faixa com 68% dos casos. Em relação às indenizações pagas a pedestres, 27% foram relativas a vítimas com idade entre 41 e 60 anos, e 18% com idade acima de 60 anos, sendo estas duas faixas responsáveis por 45% das indenizações pagas a pedestres. Devemos ressaltar ainda que a principal vítima na faixa etária acima de 60 anos é o pedestre, respondendo por 42% das indenizações pagas na faixa. Finalmente devemos destacar que, de janeiro a setembro de 2008, 86% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT foram relativas a vítimas enquadradas na população economicamente ativa, com idade entre 16 a 60 anos.”

Violência no trânsito em queda lenta

Os brasileiros estão deixando de fazer a parte que lhes cabe na campanha nacional de redução de acidentes de trânsito. Essa é a conclusão a que chegou a Polícia Rodoviária Federal após constatar que as mortes no trânsito continuam caindo, mas em ritmo cada vez mais lento.

Nesses 120 dias houve uma redução de mortes de apenas 5% em relação a igual período de 2007.

Segundo a PRF, os bafômetros reprovam um condutor por hora e 20 são presos por dia. O que leva a crer que muitos condutores que colaboraram no início com a campanha de evitar misturar álcool e direção estão retomando o hábito de beber e apostam na ineficiência da Fiscalização.

Site institucional

A seguradora Líder lançou, no dia 17, seu site institucional, o www.seguradoralider.com.br.

Nele é possível encontrar informações sobre o seguro Dpvat, números do setor e entender de forma clara, como funciona este seguro social. Há também um canal para denunciar fraudes do seguro Dpvat e o Fale Conosco.

Seguradora Líder – DPVAT completa um ano

No último dia 10 de outubro, completou um ano de constituição da Seguradora Líder DPVAT, ocasião em que foram eleitos os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, e a Diretoria. Em janeiro de 2009 a Seguradora completará um ano de operação.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

A celebração em memória das vítimas de acidentes de trânsito, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2005, ocorrerá no terceiro domingo de novembro em todo o mundo. Diversas cidades do País estão se engajando ao movimento, como o Rio de janeiro, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Belém e Vitória, onde a mobilização é maior. Piracicaba (SP), Petrópolis (RJ), Três Rios (RJ), São José do Rio Preto (RJ) e Patos de Minas (MG) também organizam programações específicas para marcar a data.

A comemoração contará com o apoio da Seguradora Líder - DPVAT, que confeccionou uma cartilha com os 10 mandamentos do Trânsito Seguro, elaborada pelo Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, e que será distribuída em todo o País.

Entre mortos e feridos, os acidentes de trânsito deixam também gigantescas dívidas econômicas e sociais. São cerca de um milhão de mortos e algo entre 20 milhões e 50 milhões de feridos em acidentes de trânsitos ocorridos em todo o mundo, ainda segundo a ONU.

Com custos equivalentes ao de uma guerra, os desastres provocam perdas de US$ 100 bilhões por ano em países em desenvolvimento. No Brasil, os gastos chegam a quase R$ 30 bilhões anuais segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Daí porque o propósito de O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é também alertar a população a respeito de uma tragédia que pode ser evitada.

Merece também destaque a atuação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, instância suprapartidária do Congresso Nacional, instalada em 17 de outubro de 2003, para discutir e propor medidas para redução das tragédias no trânsito. Entre os projetos mais importantes da Frente figura o que aumentou o rigor do Código de Trânsito Brasileiro contra o motorista que dirige embriagado.

Contran lança campanha em prol das crianças

Em 2000 as crianças de 0 a 12 anos representavam 8,2% das vítimas fatais no trânsito, em 2004 o percentual caiu para 4,9%, já em 2007 as crianças constituiam 5,6% dos mortos (mais de 180 mil). Na penúltima semana de outubro, o Denatran realizou uma pesquisa em 13 estados brasileiros e verificou que, em 2007, 10.501 crianças ficaram feridas em acidentes de trânsito e 400 crianças foram vítimas fatais.

Com o objetivo de chamar a atenção de mães, pais e responsáveis sobre os cuidados que devem ser observados com a segurança das crianças, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu “a criança no trânsito” o tema da Semana Nacional de Trânsito e das campanhas realizadas em 2008. No último dia 12, o Denatran lançou a campanha “Ajude a salvar nossas crianças. Cuide delas no trânsito” que será veiculada até novembro.

SEGURADORA LÍDER DOS CONSÓRCIOS DO SEGURO DPVAT

Para baixar o documento original em formato pdf, clique aqui

palavras-chave: