Motociclista: posição correta para pilotar
Extrato do Manual do profissional de motofrete publicado pela CET-SP (junho 2012), página 52.
Para realizar uma pilotagem eficiente e segura não basta o motociclista desenvolver certas habilidades. É importante que adote uma posição correta sobre a motocicleta, a qual melhora consideravelmente seu desempenho.
Posição da cabeça, do tronco e dos quadris
É importante a cabeça estar na posição vertical, direcionando o olhar por sobre os veículos no trânsito, para observar as condições de tráfego, da via, a movimentação de pedestres e antecipar suas decisões para realização de manobras adequadas.
O motociclista deve manter a coluna ereta para absorver melhor o impacto das irregularidades da via.
O quadril próximo ao tanque distribui melhor o peso sobre a moto, favorece o equilíbrio do motociclista.
Essas posições melhoram a aerodinâmica do conjunto e a visualização do trânsito.
Braços e mãos
Braços flexionados ajudam nas manobras, diminuem as tensões nos ombros e contribuem para a utilização mais eficiente dos comandos do guidão.
As mãos centralizadas nas manoplas proporcionam firmeza ao segurar o guidão, dando maior eficiência para o acionamento dos manetes.
De acordo com CTB, uma das mãos só poderá ser tirada do guidão para sinalizar mudança de direção.
Joelhos
Os joelhos juntos ao tanque diminuem a resistência do vento (aerodinâmica), melhorando o desempenho, além de proporcionar maior firmeza do motociclista à moto.
Pés
A posição dos pés próximos aos comandos é importante para agilizar o acionamento de freios e mudança de marchas. Os pés não devem ficar voltados para baixo, pois dessa forma ficam mais distantes dos comandos e aumenta os riscos de ferimentos nos pés, ao passar por buracos e detritos na via.
Para continuar a leitura, clique aqui
Para voltar ao início do manual, clique aqui
para baixar o manual em formato pdf, clique aqui